Formação: Desafios Societais e sustentabilidade
Nº de horas de formação acreditadas: 12h (1/2 crédito)
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-115531/22
A Ação Desafios Societais e sustentabilidade integra-se nos propósitos designados para o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. A primeira edição desta Ação realiza-se aquando do Encontro SPQ Celebra IYBSSD 22/23, promovido pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).
DESTINATÁRIOS
Professores dos Grupos 230, 420, 510 e 520
FORMADORES
Jorge Manuel Relvas
Sérgio Rodrigues
Adelino Galvão
Ana Charas
Joaquim Faria
João Paulo Leal
Isabel Coutinho
OBJETIVOS
A Ação visa:
dinamizar condições para que se fortaleçam as ligações entre a escola, a investigação e a divulgação da química, possibilitando a transferência de saber e conhecimento;
promover dinâmicas promotoras da Inclusão e Cidadania com base nos Domínios de Autonomia Curricular;
aprofundar estratégias para uma cidadania ativa, informada e participada de toda a comunidade educativa em particular nas áreas da AGENDA2030;
contribuir para o 4º ODS: criar condições para que todos possam ter acesso a um processo educativo de qualidade, inclusivo e equitativo com oportunidades, para jovens e menos jovens, de aprendizagem ao longo da vida
celebrar o Ano Internacional Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.
TÓPICOS PROGRAMÁTICOS
Alterações Climáticas
Energia e Sustentabilidade
Desafios na Saúde: Medicamentos para todos
Cidades Sustentáveis
Como alimentar 8 biliões de humanos
Sustentabilidade nos Novos Materiais
Química Verde
Exploração sustentável de Recursos Minerais
Água potável
METODOLOGIA
Os nove tópicos programáticos estão integrados e serão desenvolvidos pelos oradores do Encontro SPQ Celebra IYBSSD 22/23, promovido pela Sociedade Portuguesa de Química. A Ação inclui ainda uma mesa-redonda (1h), 2 oficinas de 1h cada, e comunicações orais (1h). À margem do Encontro, decorrerão duas sessões, uma de abertura e outra de encerramento na Formação (1/2 h).
REGIME DE AVALIAÇÃO
A avaliação será baseada na elaboração de uma reflexão crítica individual (formulário fornecido pelo Centro de Formação da SPQ) relativa ao valor formativo da Ação, referindo os tópicos que poderão ser implementados nas aulas e quais os benefícios pessoais decorrentes da participação na formação.
Será passado um certificado (conferente de 1/2 crédito) aos formandos que tendo participado em 2/3 do número de horas de formação, tenham obtido avaliação positiva.
A classificação será formalizada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com o previsto no Regulamento para Acreditação de Ações de Formação Contínua do CCPFC (9 de maio de 2016).